Aldina Pinto's profile

O tal Vinho da Lixa


O tal Vinho da Lixa

Objetivo do projeto: Reformular uma label de um vinho à escolha e ainda criar o seu respetivo packaging.

Contexto: O presente trabalho enquadra-se na disciplina de design de comunicação, a par do docente Vítor Tavares.

Ciente de diversas fases de trabalho, os seus objetivos debruçam-se na criação de um rótulo e de um packaging para o vinho escolhido. 
 
O desafio proposto exigiu a recolha de diferentes potenciais. Por conseguinte foi realizado um Mind Map de estudo para que a escolha fosse assertiva. Além da exploração da escolha, também foram recolhidas informações que se mostraram relevantes para este trabalho.

No fim, “O tal vinho da Lixa”, vinho verde, foi o melhor candidato para a realização do desafio proposto.
Antes vs Depois:
Processo de Elaboração:
Durante o processo inicial foi necessária  uma pesquisa aprofundada sobre o vinho, onde foi realizado um Mind Map de estudo e de referências visuais. Este passo foi importante para perceber o conceito do vinho e de que forma o mesmo poderá assumir um Label novo.

Notou-se a particularidade das castas, nomeadamente ao aroma que as mesmas traziam. Através de um diário gráfico, deu-se então início à exploração do label. Pensou-se desenhar os frutos associados às castas do vinho. Inicialmente as mesmas foram feitas de forma colorida, porém reparou-se que não seria o ideal e passou a ser desenhado de forma mais simplista sem cor.

Ao longo de todo o trabalho as referências visuais mostraram-se fundamentais para completar o objetivo. As duas referências visuais que se mostraram mais importantes, foi primeiramente uma ilustração da artista Bruna Lima, e segundamente as publicidades da coca-cola. Através destas, a ideia de criar um copo de vinho com os frutos a sair do mesmo, foi a ideia principal que foi sofrendo alterações para que a solução final criada estivesse em bem.

Após a composição visual, deu-se início à escolha tipográfica que estivesse em concordância com a ilustração criada.

No final, ainda se adaptou a label criada para a versão “O tal vinho da Lixa” em vinho tinto.
Packaging:
O tal Vinho da Lixa
Published: